Logótipo

Logótipo

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Frio está ai… Vamos Prevenir…

A gripe é causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações sazonais. Já o resfriado é causado pelo rinovírus em 70% dos casos. E são mais de 100 tipos, daí a dificuldade de se desenvolver uma vacina. Ambos são bastante contagiosos, sendo transmitidos até por gotículas de saliva. A criança espirra sobre um brinquedo e, minutos depois, outra toca no lugar e leva a mão ao nariz ou à boca. Contágio feito. Na grande maioria dos casos, a constipação afeta nariz, ouvidos ou garganta, provocando irritação das mucosas, tosse, espirros e, às vezes, a criança pode ter febre baixa. Se for gripe, os sintomas costumam ser mais intensos e incluem febre alta, dores musculares, cansaço e dificuldade para respirar, situação em que a criança deve ser levada ao médico para verificar se existem outras doenças associadas.
Como prevenir
A proliferação de gripes, e constipações estão diretamente relacionadas à qualidade do ar atmosférico. Nos dias mais frios, o clima está mais seco e, por isso, mais poluído. Como as vias respiratórias ficam sobrecarregadas – porque o ar que chega ao nariz e aos pulmões estão com uma qualidade pior – o corpo fica mais suscetível a infeções:

- Evite levar seu filho a locais fechados e com aglomerações, como shoppings;
- Estimule as crianças a lavar as mãos várias vezes ao dia. Elas são a principal forma de contágio;
- Aplique soro fisiológico no nariz de seu filho pelo menos 4 vezes ao dia para evitar a secagem das mucosas ou o “entupimento” nasal;
- Ofereça bastante líquido às crianças para que elas fiquem hidratadas e possam enfrentar o tempo seco com mais facilidade;
- Mantenha a casa sempre limpa e arejada;

No período em que a criança estiver gripada, algumas atitudes podem melhorar os sintomas.
- Limpe a casa com pano húmido e aspirador de pó diariamente. As vassouras levantam poeira;
- Troque as roupas de cama da criança duas vezes por semana;
- Retire tapetes, carpetes e bonecos de peluche do quarto de seu filho;
- Não acumule coisas em estantes, para evitar o pó;
- Se puder, não deixe gatos e cães entrarem em casa. Os pelos dos animais são agentes agressores ao sistema respiratório, principalmente de quem tem asma, rinite ou está com gripe.

Sem comentários:

Enviar um comentário