Logótipo

Logótipo

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Natal está a chegar...


O Natal da escola
O Natal vai à escola
com roupas de fantasia;
num bolso leva os sonhos
e no outro a poesia.

O Natal pousa nos livros,
no quadro e nas carteiras
e deixa um pó de estrelas
no fundo das algibeiras.

E até o telemóvel,
que na aula não deve entrar,
quando toca de repente
é o Natal que vem lembrar.

O Natal entra na escola,
na mochila e nos cadernos
e segreda ao ouvido
os votos que são eternos.

O Natal é o recreio
que a campainha anuncia;
todos celebram contentes
O sentido desse dia.
(…)

José Jorge Letria, O Livro do Natal

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Porto d'Honra

O nosso Porto de Honra é já no próximo dia 07 de Dezembro pelas 21.30h!
Não faltem, vamos sortear o nosso cabaz de Natal e temos mais surpresas no sapatinho...
Com certeza será um momento bem passado!
Contamos com a vossa presença!
Até Breve!!!

domingo, 18 de novembro de 2012

O Natal está a chegar, e como é habitual o nosso cabaz vamos sortear...

Natal é partilhar...
Os nossos meninos vão levar para casa as rifas para sortear o nosso cabaz de Natal.
Consistem em livros de 10 rifas a 0,50 Pais Natais cada uma!
Agradeçemos desde já o apoio de todos!

As crianças aprendem aquilo que vivem

    Se uma criança vive criticada,
    aprende a condenar.
    Se uma criança vive com maus tratos,
    aprende a bater.
    Se uma criança vive humilhada,
    aprende a sentir-se culpada.
    Se uma criança é estimulada,
    aprende a confiar.
    Se uma criança é valorizada,
    aprende a valorizar.
    Se uma criança vive no equilíbrio,
    aprende a ser justa.
    Se uma criança vive em segurança,
    aprende a ter fé.
    Se uma criança é bem aceite,
    aprende a respeitar.
    Se uma criança vive na amizade,
    aprende a encontrar o amor no mundo.
Autora: Dorothy Law Nolte, no livro «Crianças Aprendem O Que Vivem: Como Incutir Valores Aos Seus Filhos»

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Frio está ai… Vamos Prevenir…

A gripe é causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações sazonais. Já o resfriado é causado pelo rinovírus em 70% dos casos. E são mais de 100 tipos, daí a dificuldade de se desenvolver uma vacina. Ambos são bastante contagiosos, sendo transmitidos até por gotículas de saliva. A criança espirra sobre um brinquedo e, minutos depois, outra toca no lugar e leva a mão ao nariz ou à boca. Contágio feito. Na grande maioria dos casos, a constipação afeta nariz, ouvidos ou garganta, provocando irritação das mucosas, tosse, espirros e, às vezes, a criança pode ter febre baixa. Se for gripe, os sintomas costumam ser mais intensos e incluem febre alta, dores musculares, cansaço e dificuldade para respirar, situação em que a criança deve ser levada ao médico para verificar se existem outras doenças associadas.
Como prevenir
A proliferação de gripes, e constipações estão diretamente relacionadas à qualidade do ar atmosférico. Nos dias mais frios, o clima está mais seco e, por isso, mais poluído. Como as vias respiratórias ficam sobrecarregadas – porque o ar que chega ao nariz e aos pulmões estão com uma qualidade pior – o corpo fica mais suscetível a infeções:

- Evite levar seu filho a locais fechados e com aglomerações, como shoppings;
- Estimule as crianças a lavar as mãos várias vezes ao dia. Elas são a principal forma de contágio;
- Aplique soro fisiológico no nariz de seu filho pelo menos 4 vezes ao dia para evitar a secagem das mucosas ou o “entupimento” nasal;
- Ofereça bastante líquido às crianças para que elas fiquem hidratadas e possam enfrentar o tempo seco com mais facilidade;
- Mantenha a casa sempre limpa e arejada;

No período em que a criança estiver gripada, algumas atitudes podem melhorar os sintomas.
- Limpe a casa com pano húmido e aspirador de pó diariamente. As vassouras levantam poeira;
- Troque as roupas de cama da criança duas vezes por semana;
- Retire tapetes, carpetes e bonecos de peluche do quarto de seu filho;
- Não acumule coisas em estantes, para evitar o pó;
- Se puder, não deixe gatos e cães entrarem em casa. Os pelos dos animais são agentes agressores ao sistema respiratório, principalmente de quem tem asma, rinite ou está com gripe.

Os Pais e o comer bem…

As questões ligadas à alimentação em geral estão a tornar-se um tema muito importante, em especial nos países mais desenvolvidos.
A indústria alimentar exagera, atualmente, na introdução de aditivos, corantes e conservantes artificiais, que raramente beneficiam a qualidade dos alimentos. Os alimentos, por sua vez, passaram a sofrer processamentos e transformações que tornam alguns já bem distantes do produto original...
No entanto, no que diz respeito à alimentação das crianças, os adultos e, em particular, os pais, têm uma grande responsabilidade na educação alimentar dos filhos, mesmo com o risco de "irem contra a corrente".
Não é fácil educar o paladar das crianças, nem é fácil fazer com que gostem de alguns alimentos, eventualmente menos "saborosos ou açucarados" do que os comercialmente processados e mais "populares" entre os pequenos.
Contudo, atenção: não se pode exigir às crianças o que elas não virem os pais fazer. Se quer corrigir os hábitos alimentares dos seus filhos terá de ter a coragem de alterar os seus!

Então, pense no seguinte:

1 - São os pais que decidem o que se come
Quem faz as compras são os pais, e a educação alimentar pode começar aí. Resista à tentação (na maior parte das vezes) de comprar guloseimas, sejam elas "salgadas" ou "doces".
Prefira produtos frescos e envolva as crianças na confeção das refeições.
2 - De pequenino...
O paladar deve educar-se desde a infância. Não cometa o erro de achar que o seu filho não gosta dos alimentos de que você (os pais ou avós) não gostam. É essencial variar sabores, experimentar comidas novas e diferentes formas de confeção.
Estimule o gosto pela variedade.
Não "obrigue" a gostar, mas force o provar, em pequeninas porções.
3 - Beber também conta
As bebidas gaseificadas, por muito saborosas que sejam (têm grandes quantidades de açúcar, disfarçado pela gaseificação) possuem um baixo valor alimentar e muitas calorias. Prefira sumos naturais, ou... água. E deixe essas bebidas apenas para situações esporádicas.
4 - Ponham-se os doces no lugar...
Um docinho, de vez em quando, não faz mal. Guloseimas antes das refeições ou quando se tem fome, em vez de uma refeição ou lanche nutritivo, não são boa ideia.
Não façamos dos doces o objectivo da alimentação. Nem devem ser recompensas ou "soluções" para evitar problemas (birras...).

5 - A comida não é amor...
Por muito que a alimentação seja mais um meio de exprimir afecto, ela deve ser, antes de mais, um meio de promover a vida saudável.
Há muitas maneiras de mostrar a alguém que se lhe tem afecto. Não é preciso oferecer sempre as comidinhas preferidas e os docinhos favoritos.
Gostar de alguém é também zelar pela saúde e a comida não é prémio.
6 - Dar o exemplo
As crianças imitam os adultos. Não lhes exija o que não consegue fazer (seja provar, comer ou escolher um alimento). Aproveite cada oportunidade para se educar os hábitos alimentares.
7 - Comer é "estar com"
A origem do verbo "comer" significa "estar com" (cum essere). Esteja com os outros enquanto come. Não esteja com a televisão. Conte coisas, experiências, converse. Não faça do acto de comer o centro da refeição; faça do acto de comer um espaço para "estar com", enquanto... come.
Estar em família!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Os 10 mandamentos da criança aos pais...

    1. As minhas mãos são pequenas: por favor não esperem a perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola.
    As minhas pernas são pequenas: por favor abrandem para eu vos poder acompanhar.

    2. Preciso de encorajamento para crescer. Por favor sejam brandos nas vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.

    3. Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor deixem-me explorá-lo em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.

    4. Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como desejariam ser tratados.

    5. As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor percam tempo a explicar-me as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.

    6. Por favor não vão "fazer por cima" tudo o que eu faço. Isso dá-me a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas.
    Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.

    7. A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas acções, dando-me linhas de orientação e disciplinem-me de um modo afectuoso.

    8. Por favor não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrarem como a vossa relação é especial.

    9. Por favor dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.

    10. Por favor dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, recta e humana.

No proximo dia 28 alguns dos nossos meninos tem encontro marcado com o "Sargento Pimenta" na Casa da Música!

A Beatlemania pega-se... O álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é o ponto de partida para exercícios lúdicos inspirados na música dos Beatles.
Há 50 anos era lançado o primeiro disco dos Beatles, Love me Do.
Vamos então homenagear uma das maiores bandas de sempre, criando música influenciada por temas do quarteto de Liverpool. Numa evocação do mítico álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, Sargento Pimenta! assume o formato de um jogo. Aos participantes são propostos desafios musicais que deixam explorar ritmos e sons. Cada desafio superado é celebrado com a gravação do som e do vídeo do grupo. Com estes registos montar-se-á, no final, um videoclip.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vem ai o nosso Magusto... é já no dia 9 de Novembro!

A história de S. Martinho
Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.
Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.