Logótipo

Logótipo

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Porto de Honra


A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Cabanões, tem o prazer de convidar todos os seus pais e encarregados de educação para um "Porto de Honra", que terá lugar na escola de Cabanões no dia 13 de Dezembro, pelas 21,30 horas.
Não faltem!

Nesse convívio terão oportunidade de adquirir as fotos que os vossos meninos tiraram com o Pai Natal, no passado dia 2.

Também gostaríamos de lembrar que está a decorrer uma venda de rifas, para a atribuição de um "Cabaz de Natal".
Não deixe de se habilitar e com isso ajudar a Associação e os nossos meninos.

Até sexta ;)

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"A Verdadeira História do Halloween"

O Halloween nasceu há séculos como uma festa pagã que honrava os mortos. Alertava para a existência de um mundo de espíritos e fantasmas. Na atualidade é um dia para saltar as normas e derrubar barreiras. Mas os costumes no Halloween têm raízes antigas: já na Idade Média as pessoas iam de porta em porta e solicitavam prendas na noite de 31 de outubro. Durante a Grande Depressão, o Halloween converteu-se numa festa tão violenta e destrutiva que as autoridades tiveram de intervir para prevenir o vandalismo a grande escala que se produzia nas cidades de todo o país. Hoje em dia o ritual de "doce ou travessura" gera 2000 milhões de dólares (uns 1443 milhões de euros) em venda de doces cada ano. Mas não importa quantas abóboras se partam ou quantos crianças gritem "doce ou travessura", o Halloween vive para os "sustos". E não é que, dois mil anos depois continuamos a gostar que nos provoquem medo na noite de 31 de outubro?

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Alimentação Saudável...

Adoptar uma alimentação saudável não é sinónimo de pratos sem sabor ou de refeições rotineiras. A variedade é uma regra a seguir quando se fala de hábitos alimentares sãos, pois só assim terá acesso a todos os nutrientes que necessita. Lembre-se que uma alimentação equilibrada deve ser constituída maioritariamente por hidratos de carbono (até 65% do total de calorias ingeridas) e por quantidades menores de gordura e proteínas (cada uma não deve ultrapassar os 35% do total calórico diário). 1.Coma, no mínimo, cinco refeições por dia.Ficar muitas horas sem comer costuma dar mau resultado. Se estiver muito tempo em jejum, na refeição seguinte irá comer mais e terá tendência para seleccionar alimentos menos saudáveis. 2. Comece bem o dia com um bom pequeno-almoço. É a refeição principal pois quebra longas horas de jejum e fornercer-lhe-á energia para todo o dia. 3. Quantidade não é sinónimo de qualidade. Reduza o tamanho das porções ingeridas, pois comer em demasia origina a obesidade e esta traz consigo variadíssimas doenças. 4. Dê preferência aos vegetais e à fruta: são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais, e não fornecem muitas calorias, visto serem pobres em gordura e em açúcar. Recomenda-se a ingestão de três a cinco porções por dia. 5. Coma sopa antes do prato principal. Geralmente, a sua base são os legumes e é pobre em gordura. 6. Escolha lacticínios magros em vez de gordos ou meio-gordos, reduzindo assim a ingestão de gorduras e ingerindo a mesma quantidade de cálcio. 7. Opte pelas carnes brancas. O peru e o frango têm menor teor de gordura que as carnes vermelhas, como a de vaca. Quando estiver a comer retire qualquer gordura que esteja visível. 8. Ingira peixe branco e azul. São ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3), que diminuem os níveis elevados de colesterol e são fundamentais ao bom funcionamento do cérebro. O salmão, a sardinha e o atum são uma excelente alternativa. 9. Evite os fritos, que são muito ricos em gordura. Cozinhar de forma saudável é fácil, para isso basta que aposte em alimentos cozidos, grelhados ou assados no forno ou então cozinhados a vapor ou escalfados. Nenhuma destas formas de cozinhar necessita de adição de gordura na sua confecção. 10. Opte pelos cereais integrais. O pão, massa, arroz e cereais têm mais fibra. Esta faz com que sejam digeridos de forma lenta pelo organismo e induz a saciedade. 11. Substitua as bebidas gasificadas e bebidas alcoólicas pela água, sumos naturais ou chá, mas sempre sem adicionar açúcar. Assim, ingere menos calorias. Lembre-se que o açúcar, nutriente no qual são ricas as bebidas com gás e os doces, provoca picos altos de glicemia e o aumento de secreção de insulina e transforma-se rapidamente em gordura no organismo. 12. Reduza a quantidade de sal que usa para temperar a comida e evite refeições pré-cozinhadas, muito ricas em sódio.

Nunca é tarde para ter hábitos saudáveis...

7 motivos para beber água

Beber água é a maneira mais eficiente e econômica para garantir o bom funcionamento do organismo. E não estamos a falar de líquidos em geral: é água mesmo, insípida, inodora, incolor e importantíssima para a nossa saúde! 1- Melhora a digestão: A água ajuda na formação das enzimas, as substâncias que facilitam as reações químicas no organismo. Além disso, ela é necessária para a produção da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão. 2- Reduz o inchaço: Quando estamos bem hidratados, o volume de sangue no organismo aumenta. Com isso, as vitaminas e sais minerais chegam rapidamente às células, deixando a pele macia, o cabelo sedoso e as unhas fortes. Com mais água em circulação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço. 3- Regula a temperatura do corpo: Para manter a temperatura do corpo estável, transpiramos, eliminando principalmente água, entre outras substâncias. 4- Desintoxica e evita a celulite: A maioria das toxinas do corpo é eliminada através da urina e do suor. Mas se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido e as toxinas acumulam-se no organismo. Uma de suas decorrências mais comuns é a formação de celulite. Para evitar o problema, beba dois litros de água por dia, e promova uma verdadeira limpeza no seu organismo. Mas atenção: para prevenir os indesejáveis furinhos, siga também uma alimentação saudável e pratique exercício. 5- Proteger de infecções: A água presente no sangue favorece o transporte dos nutrientes, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo. 6- Diminui a fome: As fibras solúveis presentes, por exemplo, nas frutas e na aveia, incham em contato com a água – como se fossem esponjas – e causam a sensação de saciedade. 7- Melhora a absorção dos nutrientes: A hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por levar energia para nossas células. Se a ingestão de água é baixa, as células absorvem menos nutrientes e trabalham mal.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A biblioteca do Jardim de Infância de Cabanões está concluída


"A biblioteca do Jardim de Infância de Cabanões está concluída. Um trabalho em articulação com os pais do JI, a Associação de Pais e a Junta de Freguesia de Avintes que ajudaram a transformar este espaço. Agora, só falta inaugurar e encher os placards com trabalhos das nossas crianças e deixa-los desfrutar dos livros, dos fantoches,... que certamente os farão crescer."



Bom Ano Letivo para todos...


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Boas Férias!

A APEE da EB1/JI de Cabanões, agradeçe a todos os pais e encarregados de educação que contribuiram  para a pintura da nossa escola, estamos quase a alcançar a nossa META...
Desejamos a todos umas Boas Férias!
Até Breve!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Já falta pouco...



Os cadernos vamos arrumar
as havaianas vamos calçar,
mas, para em beleza terminar,
uma festa vamos dar...
        APEE JI/EB1 CABANÕES
Festa de Final de Ano’13
A Associação de Pais em estreita colaboração com Docentes e Funcionários vai levar a cabo a Festa de Final de Ano no próximo dia 14 de Junho nos Plebeus Avintenses.
Todos os alunos terão a oportunidade de participar, pelo que a presença da Família é fundamental.
Para Pais e familiares teremos à venda senhas de 2,5€,
com direito a 1 bifana + 1 bebida + 1 caldo verde
As senhas vão estar à venda a partir do dia 31 de Maio. Para que no dia da festa tudo corra de forma mais organizada, pedimos aos interessados que comprem já a sua senha junto dos Docentes.



Dia Mundia Da Criança!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).

Sabia que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, e não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde. Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Está a chegar o Dia da Criança!

Este ano, o dia 1 de Junho é um sábado e portanto sugestões não faltam para comemorarem este dia, o mais dificil será mesmo escolher, afinal um dia só tem 24 horas!

Ajude-nos nesta caminhada!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bullying

Saiba como agir para preservar a saúde emocional do seu filho

Criado na década de 1990 pelo investigador norueguês Dan Olweus, quando pesquisava sobre tendências suicidas entre jovens adolescentes, o termo bullying refere-se a um tipo específico de violência que ocorre entre pares, geralmente na escola.
Esteja atento aos comportamentos dos seus filhos e, se suspeita que este é vítima de maus tratos na escola, ponha imediatamente em prática os conselhos dos especialistas da American Academy of Child & Adolescent Psychiatry:
- Crie oportunidade para que fale consigo e pergunte-lhe o que se passa.

- Deixe claro que ele não tem culpa e fez bem em contar-lhe.

- Pergunte-lhe o que já fez para por fim à situação e o que acha que pode ser feito.

- Sugira que tente afastar-se do agressor e que peça ajuda a um professor ou a um outro adulto. Não o encoraje a contra-atacar.

- Explique-lhe que o objetivo principal do agressor é obter resposta e ajude-o a praticar o que lhe deve dizer.

- Encoraje-o a estar acompanhado por amigos nos percursos de e para a escola e nos tempos mortos. Em grupo, o risco de ataque diminui.

- Paça ajuda ao professor, diretor da escola, pediatra ou médico de família.

- Se as agressões persistirem, a criança deverá ser acompanhada por um pedopsiquiatra.

Bullying

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Primavera tardia potencia alergias...

Depois de um, muito longo, inverno, a primavera chega finalmente à Europa. Mas esta aparição, repentina, não trás boas notícias em alguns campos. Os alergologistas alertam para o risco de um aumento, muito rápido, da quantidade de pólen no ar. Uma primavera tardia, mas abrupta, significa que a quantidade de pólen no ar vai aumentar muito rapidamente. Por isso os perigos para as pessoas que têm alergias são maiores.
Os médicos recomendam, para “preparar o terreno”, que se tome medicação preventiva e que se tenha sempre à mão os medicamentos que protegem as vias respiratórias inferiores e para a asma.
“Eu aconselho a não ventilar os quartos durante a noite, não abrir as janelas. A tomar um banho e lavar o cabelo, se se tiver algum, quando se chegar a casa e, talvez, mudar de roupa, para que se possa criar uma “área livre de pólen” em casa, especialmente durante a noite”, explica o alergologista pediatra Eckard Hamelmann.
As doenças alérgicas têm aumentado no mundo ocidental nas últimas 2/3 décadas. Pelo contrário, a sua incidência nos países em desenvolvimento, de modo geral, manteve-se muito mais baixa. Os especialistas perguntam-se porquê.
“Há a chamada” hipótese da higiene”, que diz que um sistema imunológico que não foi suficientemente treinados durante os primeiros anos e até mesmo antes do nascimento, no útero da mãe, faz com que substâncias inofensivas no ambiente ou alimentos sejam consideradas como algo perigoso e possam causar uma reação alérgica contra elas “, afirma o mesmo profissional.
Os indivíduos que vivem em ambiente estéril também não estão a salvo e estudos no terceiro mundo demonstram um aumento em distúrbios imunológicos à medida que o país se torna “mais limpo”. A utilização de produtos de limpeza antibacteriana também foi associada a uma maior incidência de asma

Finalmente chegou a Primavera!

Os dias tristes e mais escuros do inverno já estão na saudade e a primavera, um dos espetáculos mais bonitos do planeta, já começou. Desde os tempos mais remotos, os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à Mãe Terra, como chamavam a natureza, tudo o que ela lhes dava: de alimentos a cura pelas plantas. E agradeciam promovendo grandes festivais. O da primavera comemorava a fertilidade, quando todos os seres, homens, plantas e animais, acordam do repouso do inverno para uma nova fase, quando o mundo se enfeita e se torna mais belo e fértil.
PRIMA QUEM?
Em um passado muito longínquo, o ano era dividido apenas em duas partes: veris (bom tempo) e hiems (mau tempo). Mas, a partir do século 17, os estudiosos começaram a dividir o ano em quatro estações e batizaram cada uma delas com um nome originado do latim.Veja o que significam:
PRIMAVERA: a palavra originase de primo vere, que quer dizer princípio da boa estação.
VERÃO: vem da expressão latina veranum tempus, que significa tempo da frutificação.
OUTONO:originou-se de tempus autumnus, que é o mesmo que tempo de ocaso.
INVERNO: de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dor de cabeça: quando afecta a criança

Apesar de mencionada desde a Antiguidade, a dor de cabeça é uma queixa pouco valorizada quando é a criança que a refere. Apenas nos últimos trinta anos é que a dor de cabeça passou a ser estudada com mais profundidade na criança.
Hoje sabe-se que pode causar sofrimento físico e emocional, além de interferir negativamente no desempenho das diversas actividades quotidianas.

Existem várias causas que determinam a dor de cabeça:
- doenças como a gripe, a sinusite, a otite, a meningite ou a encefalite;
- doenças endócrinas, doenças vasculares, hipertensão arterial, alterações oculares e anormalidades na articulação temporo-mandibular.

Há um tipo especial de dor de cabeça, a enxaqueca, que apresenta características particulares. A maioria dos casos de enxaqueca tem início na infância ou na adolescência, sendo mais predominante no sexo feminino.

A enxaqueca é uma doença familiar. Crê-se, portanto, que tem uma componente genética.
São vários os factores que podem desencadear a enxaqueca: a ingestão de certos alimentos (chocolate, queijos "fortes"...), o consumo de bebidas alcoólicas, determinados cheiros (tintas, resinas, solventes, perfumes, entre outros), modificações dos hábitos de sono, bem como episódios de stress emocional.

Dada a variedade de factores que podem despoletar as manifestações da enxaqueca, nem sempre é fácil para o paciente identificar a causa. Acompanhando o quadro de dor, podem surgir outros sintomas: náuseas, vómitos, intolerância à luz e aos ruídos, tonturas, sonolência e alterações do humor.

As primeiras manifestações da enxaqueca aparecem nos primeiros anos de vida, traduzidas em vómitos periódicos sem causa aparente, dores abdominais cíclicas e crises de vertigem. Como os vómitos, as dores abdominais e até as intolerâncias alimentares, são sintomas comuns a muitas outras doenças o diagnóstico da enxaqueca não é comum.

O diagnóstico precoce e a orientação terapêutica adequada são de especial importância para o alívio dos sintomas. O quadro de dor que tanto sofrimento causa à criança é um gerador de ansiedade, bem como de depressão. Além disso, a dor interfere nas actividades quotidianas e acarreta frequentes interrupções das actividades físicas, académicas e de lazer.

O tratamento recomendado na fase aguda é a administração de analgésicos prescritos e repouso. Caso as crises se manifestem com certa periodicidade, ou seja, três a quatro vezes por mês, o tratamento profiláctico será o mais indicado.

A orientação psicológica, as técnicas de relaxamento, a reorganização dos horários de sono, a revisão da agenda das actividades diárias, bem como dos hábitos alimentares, são medidas importantes para controlar /atenuar o quadro de enxaqueca. A avaliação especializada, feita por um neurologista infantil, é de importância fundamental.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cipreco

"A Cipreco ofereceu à Associação de Pais uma impressora multifunções, para o jardim de infância, colmatando, mais uma vez, algumas das carências de material informático da nossa escola."

O nosso obrigado!

http://www.cipreco.com

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A origem do Carnaval...

O Carnaval é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades. É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as "saturnais", realizadas na Roma antiga em exaltação a Saturno, deus da agricultura. Na época dessa celebração, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas. Havia até mesmo uma espécie de "bisavô" dos atuais carros alegóricos. Eles levavam homens e mulheres nus e eram chamados de "carrum navalis", algo como "carro naval", pois tinham formato semelhante a navios. Já na Idade Média, estas festividades foram incorporadas pela Igreja Católica, passando a marcar os últimos dias de "liberdade" antes das restrições impostas pela Quaresma. Nesse período de penitência para os cristãos (durante os 40 dias antes da Páscoa), o consumo de carne era proibido. A variação da data do Carnaval no calendário deve-se justamente à ligação direta com a Páscoa - que, no hemisfério sul, sempre acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono. Determinada a data do feriado cristão, basta retroceder 46 dias no calendário (40 da Quaresma mais seis da Semana Santa) para se chegar à Quarta-Feira de Cinzas. A comemoração do Carnaval adquiriu diferentes formas nos países católicos que mantiveram a celebração. No Brasil, foi grande a influência do "entrudo",  em Portugal, uma folia onde são comuns as brincadeiras com água.

Já é Carnaval...

O cortejo de Carnaval dos nossos meninos é já no dia 8 de Fevereiro...
Não podemos perder este desfile de personagens famosas pelas ruas da nossa vila de Avintes!